Registos de Aula

Registo de Aula nº 1  \  21.09.2010

   Por enquanto o nosso grupo ainda não escolheu o tema/situação-problema a desenvolver neste ano lectivo. Como tal, esta aula foi ocupada maioritariamente pelo discurso do professor.
   Começámos por realizar uma actividade sobre bom e mau funcionamento dos grupos, tendo em conta, principalmente, o relacionamento interpessoal, aspecto deveras importante visto que todos os elementos se devem sentir motivados ao longo do trabalho. De outra forma poderão surgir obstáculos impeditivos do desenrolar do projecto, o qual terá de ser calendarizado e, como tal, não deverão ser ultrapassados os prazos sob perigo da não realização das actividades a que nos iremos propor.
   Tendo tudo isto em mente, surgiram algumas propostas de projectos (tanto temas como concursos que nos poderão servir de guia para o resto do ano). Estes concursos estão muitas vezes associados às Câmaras Municipais ou a empresas das diversas áreas e pretendem, através de um caminho bem traçado, lançar desafios que nos levem a ver o ambiente envolvente ou até mesmo o mundo de uma outra forma.
   Começámos hoje a analisar o assunto integrante no nosso projecto no entanto ainda não chegámos a um consenso. Como tal, informaremos acerca desse tópico no próximo registo em que esperamos já ter uma parte do trabalho pensada.
   De seguida, e por último, a tarefa do nosso grupo foi criar o nosso próprio espaço online, isto é, fizemos um e-mail (por onde nos poderão contactar: (grupo3c.hc@gmail.com) e este blog. Manteremos ambos actualizados.


Registo da Aula nº 2  \  28.09.2010


 Hoje começámos a aula de uma forma diferente. Dirigimo-nos à Biblioteca Municipal de Aveiro com o fim de assistir a uma palestra, uma exposição sobre um tema que, apesar de ser do conhecimento de todos, implica ainda novos saberes e capacidades: o voluntariado. Neste caso, um professor desta área curricular não disciplinar - Área de Projecto - liderou há 4 anos, em Abrantes, um modelo inovador de trabalho perante os alunos. Ele sugeriu então que todos os grupos da turma trabalhassem em voluntariado, apesar de cada grupo desenvolver um projecto em sub-temas mais restritos. O projecto obteve tal sucesso que, no terminar do ano lectivo, foi inaugurada uma associação de voluntariado: Associação Juventude Amiga. Recomendamos então a consulta da página: 

   Voltando à escola, a segunda parte da aula foi ainda dividida em dois momentos. Numa primeira ocasião, o professor deu-nos a conhecer de forma detalhada três projectos: Lifecycle, pela Câmara Municipal de Aveiro; «Se eu fosse... cientista!», pela Ciência Viva e monIT, pelo Instituto de Telecomunicações. Os três são projectos relacionados com a nossa área (Curso de Ciências e Tecnologias), porém tratam assuntos distintos e com formatos e objectivos bastante diferentes.
 Desde já, para possíveis interessados, aqui vão os links destes projectos, respectivamente Lifecylce, «Se eu fosse... Cientista!» e monIT:

   Apesar de toda a informação disponível e facilitada, o nosso grupo tinha já em mente novas ideias. Por isso, optámos por um tópico que, pensamos nós, não vem à memória de qualquer um. Após consenso, o "Estudo do Sono" foi o assunto que considerámos mais aliciante. Todavia, reconhecemos que cada vez mais este se torna um tema vasto em informação e sobre o qual se têm vindo a fazer cada vez mais frequentes e profundas investigações. Tendo em consideração esta amplitude do tema, decidimos definir um sub-tema: "O Sono em Jovens Estudantes". O passo que se segue será definir os passos para concretizar este projecto. Por agora, há que analisar a sua viabilidade em termos mais práticos: contactos com entidades, possível organização de eventos, verbas e comunicação com a comunidade escolar e não escolar, bem como a interdisciplinaridade nele contida.




Registo da Aula nº 3 \ 12.10.2010


   Com a temática já escolhida, esta aula apresentámos os nossos objectivos e projectos ao resto da turma e ao professor. Com um simples esquema elucidativo, pretendemos mostrar a actualidade, viabilidade, interesse, e importância do tema ("Hábitos de Sono e Rendimento Escolar") e, visto que estamos inseridos numa vasta comunidade discente, aplicá-lo-emos à mesma ao longo do ano.

   No entanto, o trabalho percorrerá três etapas fundamentais: uma primeira, de contextualização, em que buscaremos os fundamentos-base para o desenvolvimento do projecto (antes de informarmos os outros teremos de ter bem em mente os conceitos teóricos e práticos em que consiste o assunto); numa segunda fase entraremos de forma mais profunda no cerne do projecto e pretendemos com isso aplicar os conhecimentos adquiridos previamente aos jovens estudantes, vítimas voluntárias e involuntárias de uma reincidente, constante diminuição das horas diárias de sono, na maioria das vezes, sem que se apercebam das suas consequências a curto e médio prazo; finalmente, numa terceira e última parte, irá concretizar-se a partilha do resultado do projecto com a comunidade escolar, mais especificamente, os alunos.
   O nosso projecto busca interdisciplinaridade e, como tal, apresentamos a seguir um organograma que o mostra:



   Este esquema elucida-nos não só sobre as áreas que o tema engloba mas também onde poderemos procurar informação futuramente. Quanto ao sub-tema Biologia, no programa de 12º ano, nas Unidades 2 e 3, trata-se de Património Genético, Imunidade e Controlo de Doenças; ainda no 12º ano, a Física pressupõe a segunda Unidade - Electricidade e Magnetismo - e, ainda que não aparente, esta matéria está ligada com os procedimentos de Electroencefalografia; por último, o programa de Psicologia B deste ano contém também o Tema 2 ("Eu - a Mente e os Processos Mentais"), no qual são desenvolvidos os seguintes tópicos: Cognição, Emoção, Conação e Mente.

   Na partilha com a comunidade escolar, o nosso grupo tem em vista a decoração de uma sala no Dia do Patrono que, para os que não sabem, é o dia em que, na nossa escola, se honra a obra de Francisco Manuel Homem Cristo. Além disso, pretendemos entrar em contacto, o mais cedo possível, com o Clínica de Imagiologia Médica, de Coimbra, e o Centro de Encefalografia e Neurofisiologia Clínica, de Lisboa, para que possamos, idealmente, organizar uma palestra e/ou visita de estudo a um destes centros.




Registo de Aula nº 4 \ 19.10.2010


   Esta aula começámos já a nossa pesquisa sobre o tema. O objectivo é preparar uma base consistente que, ao fim de algum tempo, nos permita utilizar esses mesmos conhecimentos na partilha do trabalho com a restante comunidade escolar.
   Por enquanto, fomos em busca de sites, maioritariamente de organizações e empresas, para escolher fontes seguras de informação. Porém, nesta aula, tivemos um pequeno atraso visto que a escola disponibiliza apenas uma professora para ligar os nossos computadores portáteis à Internet wireless e não pudemos consultá-la imediatamente.
   Nesta aula, o professor apresentou-nos um documento PowerPoint sintetizando algumas dicas para a realização de um trabalho completo e cumpridor de prazos e objectivos de cada tema, bem como a organização do nosso portefólio (recurso, em formato de dossier, que conterá todos os passos relevantes que descreverão o nosso percurso de trabalho ao longo do ano). Ainda com o professor, percorremos os blogues de todos os grupos de trabalho da nossa turma para que o professor pudesse fazer sugestões sobre a organização e o conteúdo dos mesmos. Para os visitar, basta consultar os blogues que o nosso grupo segue, adiantando desde já o facto de os temas tratados serem bastante diversificados e interessantes/actuais.
   Além da pesquisa, o nosso grupo esteve então a cumprir uma actividade de carácter mais logístico: o portefólio. Definimos previamente a organização e o aspecto que lhe queremos dar a fim de o concretizarmos, em princípio, na próxima aula.
   No próximo registo, disponibilizaremos alguns links importantes que reportarão para a primeira parte do nosso trabalho.






Registo de Aula nº 5 \ 26.10.2010

   Hoje a nossa aula foi dividida em dois momentos.
   Num primeiro, o professor disponibilizou-nos informações e documentos de carácter meramente logístico úteis, na sua maioria, para a organização do portefólio. Relacionado com este tópico, preenchemos ainda duas fichas a fim de informar o professor da temática escolhida, bem como sintetizar e salientar alguns aspectos do trabalho a desenvolver ao longo do ano, tendo em conta os problemas com que nos poderemos confrontar.
   Neste âmbito, aqui disponibilizaremos os objectivos principais do nosso trabalho, tendo em conta que serão estas as nossas metas-guias ao longo do ano lectivo.
   Já no segundo momento desta aula, o grupo esteve a fazer um plano do portefólio, considerando que este deve conter, apesar de sucintamente seleccionados, todos os passos que nos ajudem a compreender o decorrer do trabalho ao longo do ano lectivo.
   Desde já recomendamos a consulta da nossa nova página no facebook:


   Deixamo-vos ainda com outras sugestões: os restantes grupos da nossa turma que, com temas muito diversos, nos apresentam também o seu trabalho:




Registo de Aula nº 6 \ 02.11.2010

   Podemos dizer que esta aula foi deveras produtiva! Todos trabalhámos bem e muito e, apesar de alguns aspectos não terem sido concluídos, realizámos e projectámos já vários aspectos que estavam em atraso. Nesta aula fizemos apenas trabalho autónomo o que nos deu tempo para discutir, em grupo, aspectos que eram ainda muito vagos.
   Concluímos o tão importante plano do projecto e redigimos ainda cartas para entregar às entidades que pretendemos incluir no projecto, bem como as instituições que podem patrocinar o nosso projecto, a fim de realizarmos actividades um pouco mais ambiciosas e com mais qualidade.
   Publicamos então aqui os objectivos deste nosso projecto sobre Hábitos de Sono e Rendimento Escolar:
  • Aprofundar o conhecimento acerca das regras básicas de como dormir bem, adaptando estas às condições da faixa etária mais jovem;
  • Pesquisar acerca de distúrbios do sono, ora por falta ora por excesso do mesmo;
  • Integrar o tema-problema nas diversas áreas curriculares;
  • Contextualizar a relevância de dormir na população juvenil, considerando o seu quotidiano exigente a nível físico, intelectual e emocional;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de dormir o período necessário a um descanso completo, de acordo com a idade de cada pessoa;
  • Avaliar os hábitos de sono especificamente nos alunos da nossa escola;
  • Proporcionar o contacto entre a escola e entidades profissionais, de modo a obter informações fidedignas e através de formas interactivas, despertando um maior interesse acerca do tema;
  • Obter financiamento necessário às actividades a que nos propomos abaixo.
   Achamos também importante mencionar as actividades que pretendemos concretizar, caso obtenhamos recursos para tais:

  •   Organizar um inquérito elucidativo da posição dos jovens desta escola face ao tema apresentado; para um maior rigor, pretende-se que o inquérito seja aplicado a uma amostra de alunos de todas as turmas, avaliando a evolução da maturidade dos inquiridos face a este problema;
  •   Publicação do progresso do nosso trabalho no jornal on-line da escola – actividade cuja realização depende da colaboração entre os grupos 3 e 5, sendo que este último representa o projecto “Jornal Simplex”;
  •   Em cooperação com as entidades Centro de Imagiologia Médica, de Coimbra, e Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, de Lisboa, pretende-se organizar uma palestra na escola, bem como uma visita de estudo, integrando toda a turma, a um destes centros de investigação; para esta última é possível que o grupo se tenha de deslocar previamente, inferindo se existem condições para transportar a turma até lá;
  •   Dinamização de um espaço da nossa escola no Dia do Patrono, cujo objectivo é disponibilizar informações interessantes e úteis acerca do tema, bem como organizar algumas actividades alusivas a esta temática, nomeadamente, lúdicas.
   Estamos ainda a progredir na planificação do nosso portefólio, pelo que, apesar de não termos trabalhado nele nesta aula, não é uma tarefa menosprezada. Pelo contrário, queremos que este seja um elemento muito significativo do nosso trabalho visto que simboliza um sumário do mesmo.


Registo de Aula nº 7 \ 09.11.2010


   Nesta aula acabámos o Plano de Projecto. Este documento vai ser-nos, esperemos, muito útil futuramente, na medida em que é uma planificação detalhada dos nossos objectivos e propostas para este projecto. Estão já concluídas as cartas que enviaremos às entidades clínicas às quais pedimos apoio - Imacentro e CENC.
   Hoje o grupo dividiu-se em duas partes: o David e o Miguel aproveitaram a aula actualizando o nosso blogue, publicando um novo questionário, para o qual gostaríamos de ter o maior número de dados possível a fim de aferir resultados mais adequados à realidade; quanto ao questionário anterior recolheram os dados e organizaram os mesmos num gráfico, de modo a mostrar de forma mais clara, perceptível, as conclusões que do inquérito se podem inferir; a Filipa, o João e a Rosana trabalharam noutra função, iniciando já a pesquisa - este grupo deslocou-se para o efeito à Biblioteca da Escola, onde encontrou uma Enciclopédia da Psicologia, da qual um inteiro capítulo é destinado ao nosso tema, pelo que foi encontrado, a priori um objecto de estudo útil, interessante e fiável a analisar durante os momentos próximos; houve ainda uma visita à Biblioteca Municipal, saída de campo cujo propósito era encontrar um livro específico que, infelizmente, não foi encontrado.



Registo de Aula nº 8 \ 16.11.2010

   O Plano de Projecto, ainda que já concluído, foi sujeito a algumas reformulações. Estas alterações foram feitas com o intuito de especificar a calendarização das actividades que pretendemos realizar, tópico que nos pretende guiar ao longo do ano lectivo, organizando o trabalho do nosso grupo. Visto que a qualquer momento poderão surgir imprevistos e/ou modificações no decorrer do projecto, este documento poderá ainda sofrer alterações.
   O primeiro contacto com o Imacentro (Clínica de Imagiologia Médica) foi já concretizado. Aguardamos resposta; porém, por termos consciência de que estes processos e contactos são geralmente demorados, pretendemos manter uma posição pacífica mas persistente neste assunto.
   Começámos a realizar o inquérito que, sob autorização da directora da escola, aplicaremos aos alunos dos vários anos a fim de concretizar um estudo o mais fiável e rigoroso possível. Em breve, disponibilizaremos também o inquérito.


Registo de Aula nº 9 \ 23.11.2010


   Ainda que nos tenha sido recomendado o início da realização do Relatório Intermédio, gostaríamos de antecipar algumas tarefas, de forma a cumprir a nossa calendarização e também, de alguma forma, incluir já estas tarefas concluídas no Relatório.
   Os objectivos propostos para esta aula são: organizar o portefólio, estabelecer novos contactos com o Imacentro e o CENC (Centro de Encefalografia e Neurofisiologia Clínica), bem como com algumas empresas que poderão sustentar uma parte do nosso projecto fornecendo apoio monetário ou material a utilizar; finalizar o inquérito a aplicar na nossa escola; recolher informação sobre o tema, designadamente, da Enciclopédia da Psicologia, do livro O Corpo Humano, pertencente à colecçãoEnciclopédia Pedagógica Universal e ainda à Revista Visão referente à data de 30 de Setembro a 6 de Outubro e cujo artigo foi já divulgado, em parte, neste blog através dos inquéritos aplicados aos nossos leitores; debater a nova proposta da criação de um site alusivo ao nosso tema: este site não acompanharia o nosso trabalho no formato do blog (aula a aula) mas conteria sim o produto da nossa investigação e o conteúdo que considerássemos mais relevante para uma possível pesquisa de qualquer pessoa; discutir a possibilidade de divulgação do nosso trabalho não só no Jornal Simplex (cuja publicação estaria dependente do progresso do projecto do grupo que, na nossa turma, está responsável por esse projecto) mas também no jornal diário regional Diário de Aveiro, com o objectivo de fazer com que o resultado do nosso projecto alcance um público maior, visto que consideramos tratar-se de um tema do interesse de todos.
   O inquérito está já concluído e, aguardando por uma resposta da directora da nossa escola, esperamos organizar um estudo fiel à realidade para que este seja uma base de sustentação do nosso projecto.


Registo de Aula nº 10 \ 30.11.2010


   Nesta aula, começámos o Relatório Intermédio. A tarefa dividiu-se entre o conteúdo do texto e o tratamento de dados obtidos através dos inquéritos publicados no blogue, dados estes traduzidos em gráficos bastante esclarecedores.
   Foi também continuado o trabalho de investigação, ainda baseado na Enciclopédia da Psicologia, cujos resultados serão já editados no referido relatório.
   O Relatório revelou-se mais trabalhoso do que esperávamos mas também mais útil, visto que fomos informados do peso desta componente burocrática e organizada na universidade.


Registo de Aula nº 11 \ 07.12.2010

   Nesta aula, após grande esforço para terminar o Relatório Intermédio, entregámos o referido documento dentro do prazo e, em retrospectiva, consideramos que esta última tarefa contribuiu para a união do grupo e o despertar de alguns elementos em especial para o trabalho desenvolvido e/ou a desenvolver.
   Hoje, o professor incumbiu-se de divulgar os blogues dos diferentes grupos desta turma, fazendo críticas/anotações construtivas acerca do desenvolver de cada trabalho. No que diz respeito ao nosso blogue, foi-nos recomendado que interagíssemos mais com os leitores deste nosso acesso online e, como tal, actualizámos o mesmo com uma rádio de música calma e relaxante, um jogo online e demos um aspecto diferente o blogue.


Registo de Aula nº12 \ 14.12.2010

   A aula de hoje – a última deste período - serviu para toda a turma fazer um balanço do trabalho realizado neste 1º período.
   Cada grupo apresentou as actividades já desenvolvidas e o que pretende realizar durante o resto do ano. Constaram ainda desta apresentação as dificuldades enfrentadas pelo grupo e o ritmo do trabalho dentro e fora da aula.
   Conclui-se que no caso do grupo 3, aquele que integramos e representamos, todos os elementos colaboraram de forma razoavelmente homogénea para a concretização de um produto final completo e o mais rico possível. O debate de ideias foi constante e bem distribuído, razão pela qual pessoas que mal se conheciam ou não se conheciam de todo todas se entenderam e se esforçaram não só por um ambiente amigável enquanto grupo de trabalho mas também enquanto grupo de amigos.
   Não foram completados todos os objectivos a que nos propusemos este período, nomeadamente a aplicação dos inquéritos realizados por nós aos alunos desta escola, de forma a obter dados fidedignos e reais acerca da posição do público em geral face a este tema tão actual. Uma das nossas maiores e, no entanto, mais previsíveis dificuldades foi o impedimento de contacto com as entidades pretendidas neste projecto (IMACENTRO, CENC E APS), visto que ao nosso pedido só respondeu a Dra. Marta Gonçalves da Associação Portuguesa do Sono – com a qual estamos já em negociações em relação ao futuro do nosso projecto.
   Não estamos arrependidos da nossa escolha, pelo contrário, tendo já notado um interesse geral pelo nosso projecto por parte de muitas pessoas. Por um lado, esta situação deixa-nos contentes e realizados. Por outro, torna-se uma motivação para desenvolver da melhor forma possível o que pretendemos para este ano lectivo.

Registo de Aula nº13 \ 04.01.2011

   Começámos por fazer um balanço do trabalho realizado no 1º Período, facilitando assim a planificação das tarefas a que nos propomos para este período.
   Agradecemos desde já a resposta da Dra. Marta Gonçalves que se disponibilizou a ajudar-nos. Esperamos que essa cooperação se reflicta tanto a nível científico como na realização do projecto em si, como por exemplo, se nos for permitido, uma palestra a realizar na nossa escola. Aguardamos a sua resposta.
    Mantém-se portanto o projecto para o Dia do Patrono e, além disso, está em discussão a possibilidade de dinamizarmos um espaço (espaço este que ainda não está definido) para realizarmos uma apresentação a público-alvo mais novo: crianças de escolas primárias.

Registo de Aula nº 14 \11 .01.2011

   Já entregues os inquéritos, aguardamos as respostas de todos os alunos, sendo que o inquérito será aplicado a alunos do ensino regular e profissional. Assim poderemos fazer a distinção dos hábitos de sono, se existir, dependendo do curso que o aluno integra.
   Os resultados esperados são a evidente falta de sono experienciada pela massa de jovens estudantes e o facto de que essa falta tem implicações no seu rendimento diário, tanto a nível escolar como a nível pessoal nas mais comuns e rotineiras actividades. A futura análise das respostas irá confirmar ou não as nossas espectativas.
   Continuamos ainda com a investigação científica que já nos providenciou algumas informações mas de que ainda necessitamos (para as nossas apresentações à comunidade mas, mais brevemente, para conseguirmos manter uma conversa razoavelmente informada e rica com a Dra. Marta Gonçalves).

Registo de Aula nº 15 \ 18.01.2011

   Hoje fomos buscar os inquéritos à portaria e começámos a analisá-los, pelo que mais tarde revelaremos os dados obtidos, nomeadamente no Dia do Patrono da nossa escola, tema este sobre o qual também nos debruçámos esta aula, tendo já sido enviado um e-mail à directora a dar a conheçer a nossas intenções/projectos e aquilo que queremos fazer no caso de nos ser disponibilizada uma sala. Aguardamos a sua resposta e esperamos que o nosso plano seja tido em conta como algo criativo e original.
   Deslocámo-nos também à Câmara Municipal de Aveiro onde, através de uma conversa telefónica, contactámos a Vereadora da Cultura a fim de requisitar um espaço para um evento que iremos organizar, evento este a definir ainda de forma pormenorizada, já que nesta altura temos apenas uma ideia vaga sobre esta proposta.

Registo de Aula nº 16 \ 25.01.2011

   Obtivemos já resposta da Direcção da Escola, confirmando que nos será disponibilizada uma sala no Dia do Patrono e em como as sugestões que apresentámos eram viáveis e originais. Não publicaremos essas mesmas propostas e respectivas planificações para manter o factor surpresa adjacente à actividade em si, visto que a curiosidade despertada é um impulso para que qualquer pessoa nos possa visitar. Para decorar a sala referida, iremos utilizar cartazes informativos, pelo que, nesta aula, estivemos a pesquisar e seleccionar informação sintetizada para este fim.
   Recolhemos os restantes inquéritos respondidos pelos alunos da nossa escola e a análise destes objectos de pesquisa passou pela organização das respostas (tarefa facilitada pelo Microsoft Office Excel) e consequente interpretação dos dados obtidos. No entanto, nesta aula, apenas tivemos tempo para o primeiro passo.
   Ainda hoje tentámos entrar em contacto com a Dra. Marta Gonçalves, da Associação Portuguesa do Sono. Infelizmente, não fomos bem sucedidos e aguardamos ainda a sua resposta aos nossos e-mails.

Registo de Aula nº 17 \ 01.02.2011

   Esta aula deslocámo-nos à reprografia e gráfica Docs&Prints com o intuito de obtermos o seu patrocínio e, uma vez que os mesmos se disponibilizaram a fornecer-nos um desconto nos trabalhos que lhes solicitarmos, aqui divulgamos a empresa.
   Quanto aos inquéritos organizados na aula anterior, e uma vez que traduzimos a informação recolhida em gráficos, uma parte desta aula foi ainda destinada à análise e interpretação dessas mesmas fontes e registo escrito das conclusões que atingimos. Reconhecemos desde já alguns resultados surpreendentes quanto aos hábitos de sono dos estudantes da nossa escola, tanto no sentido positivo como o oposto.
   O planeamento dos cartazes para o Dia do Patrono está a progredir, ainda que um ritmo mais lento do que gostaríamos. Esperamos adiantar essa tarefa na aula seguinte.

Registo de Aula nº 18 \ 08.02.2011

   O início desta aula foi marcado pela visita da professora bibliotecária da nossa escola à sala, convidando-nos para uma visita à nossa Biblioteca. Esta visita tinha o objectivo de nos mostrar a organização deste espaço e, se possível, fazer com que, uma vez que precisemos de consultar os seus recursos, nos seja mais fácil encontrá-los. De seguida, voltámos à sala para uma breve apresentação de alguns elementos úteis sobre como fazer trabalhos de pesquisa e consequente organização dos nossos trabalhos escritos. Deixamos aqui desde já dois links que nos parecem úteis:



   Voltando ao nosso tema, começámos o trabalho, dividindo tarefas: enquanto o três rapazes se dedicaram aos cartazes, sintetizando mais a informação utilizando o programa informático para os planear, as duas raparigas ocuparam-se a actualizar o blogue e ainda a completar a análise dos gráficos.

Registo de Aula nº 19 \ 15.02.2011

   Esta aula concentrou-se, maioritariamente, na actualização de pontos em atraso que viemos a detectar no nosso projecto, nomeadamente, o desenvolvimento do nosso portefólio que, devido ao trabalho extra-aula de elementos individuais do nosso grupo, não estava completo; o questionário que aplicaremos aos que visitarem a nossa sala no Dia do Patrono (conjunto de questões que decorrem da nossa pesquisa) e a procura de um filme para apresentar nesse mesmo evento, claramente, um vídeo informativo acerca do nosso tema mas suficientemente simplificado para apelar aos interesses individuais dos alunos que tenham interesse em vê-lo.
   A segunda tarefa foi a auto-avaliação individual. No geral, chegámos à satisfatória conclusão de que, na generalidade, todo o grupo colaborou mais (para o tema abordado e também com os restantes elementos do grupo de trabalho), o que é uma evolução a manter.

Registo de Aula nº 20 \ 22.02.2011

   Nesta aula, o grupo discutiu novamente o plano para o Dia do Patrono para confirmar a viabilidade de todas as actividades que pretendemos dinamizar na sala a nosso dispor.
   Por querermos manter o factor surpresa, não revelaremos aqui tudo o que irá decorrer na nossa sala; no entanto, podemos confirmar o que já não vai acontecer: a Batalha de Almofadas e o Concurso de Miss&Mister Pijama, ambos por razões distintas. O primeiro caso deve-se ao facto de não termos público suficiente e, além disso e talvez tão ou mais importante, seria pouco viável obter tantas almofadas para o efeito, além de que o regulamento do concurso teria de ser muito bem definido e publicitado para que a Luta decorresse da forma mais pacífica possível, ainda que assegurando a diversão dos participantes. Quanto à anulação do concurso de moda em pijama, obtivemos a informação de que um outro desfile de moda seria realizado neste dia por outro grupo de Área de Projecto, ou seja, a coexistência dos dois desfiles implicaria que um deles não tivesse candidatos (e sabendo que o outro concurso tem sido anunciado pelos corredores da escola ao longo dos últimos dias, decidimos não realizar o nosso).
   De seguida, continuámos (e concluímos) os cartazes para decorar a "nossa" sala no dia 4. Abordam oito temas, e são eles os seguintes:


  • Perguntas & Respostas
  • Insónias
  • Fases do Sono
  • Apneia do Sono
  • Sonambulismo
  • Pesadelos e Terrores Nocturnos
  • Dormir vs. Não Dormir
  • Curiosidades


   Estes cartazes informativos têm como objectivo não só informar os visitantes da sala acerca de tópicos importantes e úteis que são fruto da pesquisa que até agora realizámos, mas também funcionarem como base para um questionário providenciado na sala (uma das actividades para dinamizar a sala).

Registo de Aula nº 21 \ 01.03.2011

   O Dia do Patrono na nossa escola realizar-se-á no prazo de três dias e, como tal, todos os elementos do grupo estiveram concentrados em alinhar os últimos pormenores para que tudo corra como previsto.
   Concluídos os cartazes (imprimidos na reprografia e gráfica Docs&Prints), resolvemos fornecer aos alunos uma informação que pudessem levar com eles - e fizemos, por isso, panfletos cujo conteúdo foi já publicado neste blogue mas que consideramos ser preponderante no dia-a-dia dos alunos: 15 Dicas para Dormir Bem. Fizemos também alguns marcadores de livros para vender ao preço simbólico de 0,05€.
   Na próxima aula, faremos um relatório de tudo o que aconteceu. O David não poderá estar presente; todavia, trabalhou para o mesmo objectivo de concretizar os nossos projectos para esta sala e será também o valor do seu trabalho exposto nesse dia. Por enquanto publicámos o cartaz que distribuímos pela escola para anunciar a nossa sala e esperamos que muitos a venham visitar.

Registo de Aula nº 22 \ 15.03.2011

   Como prometido, hoje considerámos que deveríamos fazer um relatório do evento que nos ocupou nestas últimas semanas - o Dia do Patrono.
   Infelizmente para muitos que estavam ao dispor dos visitantes da escola durante o dia, o geral dos alunos não aderiu à maioria das actividades, sendo que cada vez mais estes encaram esta celebração como mais um dia sem obrigações ou horários que digam respeitam à escola.
   Ainda assim, a dinâmica da nossa sala não foi demasiado abalada, sendo que a sala recebeu não só alunos da nossa escola, como também uma turma de infantário. Apesar de não termos sido informados da vinda desta "pequena audiência", reformulámos durante alguns minutos a nossa recepção dos visitantes e mostrámos-lhes vídeos (desenhos animados - Disney e outras canções) ainda sobre o tema que nós estávamos ali para apresentar e, mais tarde, conversámos com as crianças sobre o que fazer antes de dormir (tal como o hábito de ler, lavar os dentes, entre outros). Na tentativa de recriar a organização da sala:


  • À entrada encontrava-se uma mesa, na qual estavam à disposição os panfletos acerca das 15 Dicas para Dormir Bem, bem como os marcadores de livros (estes apresentavam-se em duas versões, dependendo da imagem do marcador e da citação que continha, ambas referentes ao nosso tema);
  • À direita dessa mesa, estava a mesa onde vendemos bolos, salame e chá, por sinal a um preço mais baixo que os restantes espaços e ainda assim compensador;
  • Na parede em frente à porta estavam expostos os cartazes informativos, aos quais muitas pessoas reagiram com curiosidade, visto tratar-se de informação tão necessária mas tão pouco divulgada e alguns alunos identificaram-se até com algumas das situações descritas nessas informações (o que era, afinal, um dos nossos objectivos visto que desde o início defendemos que este é um tema que diz respeito a todos por igual e acerca do qual muitos jovens - maioritariamente estudantes - carecem de informação fidedigna e prática);
  • Numa mesa estava disponível no computador informação sobre o significado dos sonhos, a razão pela qual sonhamos com determinada situação e alguns conselhos para alguns que tenham essa experiência;
  • Por fim, decorámos um pequeno espaço da sala, junto a uma janela com uma manta, pufes e almofadas, espaço disponível a todos para conversar, descansar e até dormir. Foi neste espaço que a maioria dos participantes no concurso de perguntas intitulado Quizzz do Sono respondeu ao nosso questionário, tendo em conta que as questões eram projectadas na parede em frente. Este questionário foi talvez a actividade mais bem sucedida deste dia, visto que chamou pessoas para visitar a nossa sala que, de outra maneira, não se sentiriam motivadas a entrar, talvez pela possibilidade rápida e fácil de obter um prémio relacionado com entretenimento (tendo sido esta a única informação que disponibilizámos na altura propositadamente). Mais tarde analisaremos o(s) vencedor(es) deste concurso.
  • Como um acrescento de última hora, disponibilizámos o quadro para quem nos quisesse deixar uma mensagem, o qual foi fotografado no final do dia.
   Agradecemos ainda ao Grupo 5 da nossa turma que, tendo como tema do seu projecto a elaboração de um jornal, fizeram um registo fotográfico da nossa sala ao longo do dia.


   Durante esta aula, e visto que se aproxima outro evento de grande importância - a Palestra sobre o sono, com a participação da Dra. Helena Rebelo Pinto e da Dra. Teresa Paiva - sentimos necessidade de fazer uma nova pesquisa, desta vez na Universidade de Aveiro (aproveitando os recursos da Biblioteca e da Mediateca) para obtermos uma base mais consistente de informação, necessidade esta justificada pelo facto de que, ao contrário das pessoas que assistirão à palestra apenas para proveito próprio, o nosso grupo tem obrigação de integrar este evento no nosso projecto, recolhendo informações adequadas ao enriquecimento do mesmo. Até agora, as senhoras que irão presidir a palestra têm-se revelado bastante disponíveis e interessadas, o que nos têm ajudado imenso, visto que não nos consideramos ainda habituados a lidar com entidades mais solenes e organização de eventos tendo em conta o contacto com essas mesmas entidades.
   A palestra está agendada para as 16h:30min do dia 25 de Março, sexta-feira. Esperamos que muitos compareçam e desfrutem deste momento.




Registo de Aula nº 23 \ 22.03.2011
  
   Nesta aula começámos a fazer o relatório intermédio. Continuámos também a preparação da Palestra que se  irá realizar na Sexta-Feira. Contactámos a Porto Editora no sentido de nos enviar os livros.



Registo de Aula nº 24 \ 29.03.2011

   Quase concluído o 2º Período, o grupo ocupou-se agora do Relatório do Processo Intermédio, a concluir até dia 1 de Abril (6ª feira).
   Como tal, a distribuição de tarefas foi fundamental, bem como a revisão de todos os passos dados ou não no nosso projecto nestes últimos três meses. O Relatório não ficou concluído durante a aula, visto que a tarefa consiste em, no final de cada período organizar, rever e interpretar o trabalho realizado durante o mesmo, assim como delinear novos objectivos para o período seguinte, tendo em conta os aspectos positivos e negativos do último.
   Pode concluir-se que este 2º Período foi significativamente mais produtivo que o último e, para o provar, temos os resultados de um maior e mais variado número de actividades realizadas, sendo estas as seguintes:


  • A aplicação de inquéritos aos alunos da escola, para avaliar os seus hábitos de sono e sub-temas relacionados com este;
  • A nossa participação no Dia do Patrono da nossa escola, em que decorámos uma sala, preparando o projecto para ser mais aberto à comunidade escolar;
  • A organização de uma palestra, com as Dras. Helena Rebelo Pinto e Teresa Paiva, com o tema do nosso projecto (Hábitos de Sono e Rendimento Escolar), na Biblioteca Municipal;
  • A habitual pesquisa que tem sustentado o nosso trabalho ao longo de todo o projecto.
   Comparando o desempenho e actividades concretizadas desde o início do ano lectivo com os objectivos a que nos propusemos inicialmente, é positivo concluir que, no final deste período, resta-nos alcançar apenas uma meta, a qual não depende inteiramente de nós (visitar um dos seguintes centros: Imacentro, CENC ou APS), visto que compete às entidades referidas estarem ou não disponíveis para nos ajudar.




Registo de Aula nº 25 \ 05.04.2011


   Visto que é a última aula do 2ºPeriodo, fizemos hoje o balanço daquilo que foi já quase todo o projecto. COm a pesquisa e as actividades de exposição ao público já concretizadas, respectivamente, nos 1º e 2º Períodos, resta-nos apenas a apresentação do produto final à turma e o único objectivo que até agora não conseguimos cumprir -  a visita a um centro médico / Laboratório da especialidade.
   Na auto e hetero - avaliação, as conclusões foram concordantes e conclui-se que o grupo se tornou  mais unido e, consequentemente, mais produtivo, contribuindo para uma concretização eficaz dinâmica e responsável dos eventos a que nos proposemos.
   Os produto deste esforço, são o blogue, o portefolio, e, claro o Relatório Intermédio. O primeiro tem-se mantido actualizado acerca do nosso progresso e a publicação de artigos relacionados com o tema, apresenta uma regularidade satisfatória. Nos segundos, não sentimos, muita necessidade de o renovar (uma vez que a sua estrutura principal foi já constituída durante o período anterior). Quanto ao terceiro, podemos dizer que é notória a mudança de tarefas realizadas de um período para o seguinte. Projectou-se que no 1º Período seria a fundamentação básica dos posteriores, e como tal, é bom incluir que esse plano está a ser cumprido.




Registo de Aula nº 26 \ 26.04.2011


   Hoje foi a primeira aula do 3º Período, logo, houve assuntos a discutir, designadamente, a organização e distribuição de tarefas a cumprir até ao final do ano. Com alguma facilidade e rapidez, o grupo ficou "dividido" da seguinte forma:

  • David e João - Blogue/Site
  • Jorge e Rosana - Portefólio
  • Filipa - visita a um centro médico/laboratório do sono; Facebook
   Esta disposição foi feita tendo em consideração o interesse de cada um, as tarefas que já tinham desempenhado anteriormente e algumas capacidades individuais.
   De seguida, obedecendo a esta divisão, não se pode dizer que trabalhámos apenas num assunto, visto que o grupo desenvolveu, simultaneamente, as três frentes, poupando assim muito tempo.




Registo de Aula nº 27 \ 03.05.2011


   Mantivemos as funções de cada um, delineadas na aula anterior.
   O David e o João estiveram a renovar toda a apresentação do blogue para que este se "transformasse" num site (o objectivo será este ser o nosso produto final e para isso queríamos inovar num dos recursos que é bastante parecido em todos os grupos).
   O Miguel e a Rosana estiveram, antes de mais, a estudar a forma como o portefólio está organizado, para, só mais tarde, descobrir os pontos fracos do mesmo, alterando-o da melhor forma (este foi, segundo o professor, a actividade mais empobrecida que o nosso grupo desenvolveu durante o último período e, assim, temos em primeira mão de descobrir porquê).
   A Filipa tentou contactar a Cliria, primeiro por e-mail e mais tarde pelo telefone, tarefa que teve um sucesso inesperado - a Dra. Carina Silva propôs estar ao nosso dispor para organizar, com a nossa colaboração, uma visita à clínica (neste momento ainda não sabemos se é possível levar toda a turma até lá mas esperamos conseguir algo em curtos prazos); nos intervalos, a Filipa desenvolveu um trabalho semelhante ao da Rosana e do Miguel, mas na página do Facebook.




Registo de Aula nº 28 \ 10.05.2011


   Nesta aula, as duas duplas do nosso grupo trabalharam em conjunto, uma vez que era necessário actualizar o blogue, agora já site, com informações que apenas o portefólio continha - a nossa investigação ao longo do ano lectivo.
   À parte disso, o primeiro par teve ainda algo que reformular na aparência e na disposição do site, já que neste momento necessitamos de mais divisórias e informação mais organizada.
   A Rosana e o Miguel, por sua vez, começaram a trabalhar especificamente para o novo portefólio, elaborando uma lista do que seria necessário acrescentar ao mesmo neste período (neste ponto, voltam a estar em causa os nossos recursos materiais e monetários, bem como a informação que recolhemos, na íntegra, ao longo de todo o ano).
   Com menos sucesso, a Filipa tentou contactar a Cliria por duas vezes ao telefone e um novo e-mail; no entanto, não foi sequer possível encontrar a Dra Carina e, como tal, considerámos hoje a possibilidade de não nos ser possível concluir este último objectivo. Confirma-se a melhor adesão do público (alunos da nossa escola e não só) ao nosso Facebook.




Registo de Aula nº 29 \ 17.05.2011


   Esta aula dividiu-se em duas partes: a apresentação do produto final do Grupo 2 - "Projecto BodyBoard" - apresentação esta realizada na praia da Barra, um local alusivo ao seu projecto e que beneficiou claramente a apresentação.

   Na segunda parte da aula, à tarde, voltámos à sala de aula para assistir à apresentação do produto final pelo Grupo 1, cujo tema é “Fotografia Analógica”, pelo qual mostraram a toda a turma fotografias da cidade de Aveiro, um bloco de notas/calendário da sua autoria e conduziram os alunos ao laboratório de fotografia. Foi, portanto, uma apresentação dinâmica.



Registo de Aula nº 30 \ 24.05.2011

   Durante esta aula não houve apresentações como na aula anterior, visto que temos Teste Intermédio de Matemática daqui a dois dias. Isto permitiu-nos trabalhar especificamente no nosso projecto.
   O site está cada vez mais completo e quase pronto para ser finalmente apresentado como produto final (as nossas expectativas consistem em manter a plataforma depois do projecto acabado, para que outros se possam servir dela, jovens e não só, para obter informações úteis e interessantes sobre a sua saúde), o portefólio já está completamente organizado (as categorias estão definidas, no entanto, falta ainda informação deveras importante), a visita à Cliria foi cancelada, uma vez que o prazo chegou ao final e não obtivemos resposta da Dra. Carina Silva, a plataforma do Facebook está a permitir-nos alargar o público do nosso projecto (não só procuramos pessoas como há já quem nos procure a nós e participe nos nossos passatempos).
   Foi também discutida a forma de apresentar o produto final durante a próxima aula (não que esse tema não tivesse já sido debatido, porém, existem pormenores com os quais só nos deparámos neste momento).
   Neste dia, trabalhámos ainda no Relatório Final que, no fundo, é a compilação de tudo o que fizemos durante o ano. Consideramos que será o mais fácil de fazer nas perspectiva em que não teremos de organizar muita informação, uma vez que foi essa a tarefa principal do nosso grupo durante todo este período.


Registo de Aula nº 31 \ 31.05.2011

   O dia de hoje foi um pouco mais atribulado devido à nossa apresentação do produto final. Para esta apresentação, os elementos do grupo trabalharam, não só sozinhos como também todos juntos, dependendo das tarefas a realizar.
   Inicialmente, a aula foi dedicada à apresentação do produto final do Grupo 5, cuja temática consistia na criação e no desenvolvimento de um jornal da escola online. A apresentação deste grupo teve alguns contratempos (devidos inteiramente às limitações da Internet Wireless da nossa escola), o que não os impediu porém de prosseguirem a sua apresentação de uma forma criativa e descontraída após ultrapassadas essas dificuldades.
   A nossa apresentação foi organizada e clara. Falámos inicialmente do grupo, do tema do projecto (e do respectivo processo de escolha), dos dados que recolhemos ao longo da nossa investigação – provenientes de enciclopédias, revistas, entrevistas e inquéritos que publicámos no blogue ou que distribuímos pelos alunos da escola – tais como os benefícios de dormir, as doenças do sono e seus sintomas, as doenças que a falta de sono pode provocar (estas não são denominadas doenças do sono porque, na maioria das vezes, não são sequer relacionadas com este factor), referimos também os nossos objectivos e as actividades que planeámos realizar, conferindo especial relevo ao Dia do Patrono e à palestra na qual participaram as Dras. Helena Rebelo Pinto e Teresa Paiva; por fim, de uma forma mais interactiva, mostrámos o nosso site, o produto final propriamente dito, navegando através das diferentes secções (também para ensinar a melhor forma de uma pessoa encontrar, neste local, a informação que pretende) e apresentámos as ligações mais importantes da página do Facebook. No final, distribuiu-se uma notícia pelos colegas da turma e professor, notícia esta que está já integrada no jornal online desenvolvido pelo Grupo 5 da nossa turma, como referimos nos nossos objectivos.


Registo de Aula nº 32 \ 07.06.2011

   Hoje, a derradeira aula do presente ano lectivo, foi preenchida com a apresentação do produto final do Grupo 4, o qual aceitou um desafio da Câmara Municipal de Aveiro denominado “Life Cycle”.
   Restou-nos fazer uma reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos três períodos, incluindo as nossas conquistas e as nossas dificuldades, tendo em conta que as últimas serão ensinamentos futuros. Concluindo, esta ponderação reflectiu-se na auto e hetero-avaliação. O professor falou um pouco acerca de cada grupo, individualmente, apontando os aspectos mais positivos e negativos, e forneceu-nos alguns conselhos para eventuais trabalhos futuros.
   Acima de tudo, o nosso grupo considera-se satisfeito com o produto do nosso projecto, por termos respeitado as nossas principais metas e por termos inovado graças ao trabalho de grupo.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates